Pastor Australiano

Personalidade

Este cão tem um forte instinto de pastoreio e adora ser parte da vida familiar, prosperando na companhia dos seus donos. Inicialmente não gostam de conviver com estranhos, sendo importante a socialização precoce. O treino contínuo e uma combinação de incentivos físicos e mentais é também importante para satisfazer a sua elevada inteligência e energia.

História e Origem

Surpreendentemente, o Pastor Australiano é, na verdade, um cão americano! No final do século XIX e início do século XX, os pastores da região basca dos Pirenéus levaram os seus cães pequenos "azuis" para conduzir e proteger o rebanho nos EUA. O nome deve-se ao facto de ser uma raça cruzada entre cães do tipo Collie e do tipo Pastor que foram importados com ovinos da Austrália. Outra teoria indica que os cães imigraram primeiro para a Austrália e depois para os EUA. Ao chegaram ao sudoeste dos Estados Unidos no final do século XIX, foi permitido que estes cães se cruzassem com outros cães pastores para exponenciar a sua capacidade de trabalho. No ano de 1957, foi fundado um clube de criação nos EUA.

Comportamento

O "Einstein" do mundo canino. Estes cães são ativos, aprendem facilmente e são resistentes ao cansaço, até mais que uma pessoa saudável. Apreciam todos os treinos, jogos e desportos caninos com recompensas e, como tal, precisam de um dono que consiga acompanhar a sua necessidade infindável de treino físico e desafios mentais. Formam laços fortes com os seus donos e são os companheiros perfeitos para uma família enérgica e dedicada, capaz de lhes fornecer o estilo de vida que precisam e, ideal seria dar-lhes tarefas regulares semelhantes às tarefas de pastoreio que os tornou nos cães que são.