Cavalier King Charles
Personalidade
É um cão de família carinhoso, pouco exigente e amistoso, sendo um bom companheiro para crianças sensíveis e para os idosos mais ativos. Não ladram em demasia, mas anunciam a presença de estranhos. Contudo, não são cães de guarda uma vez que cumprimentam a maioria das pessoas afetuosamente. Os Cavalier King Charles Spaniels dão-se bem com todos, inclusivamente gatos e outros animais de estimação pequenos. São bons companheiros de viagem devido ao seu tamanho pequeno e possuem um carácter relaxado.
História e Origem
O Cavalier King Charles Spaniel original foi desenvolvido a partir dos spaniels miniatura ilustrados no trabalho de pintores do século XVI, XVII, e XVIII como Ticiano e Gainsborough. Estes cães eram habitualmente utilizados como animais de estimação para enfeitar os lares das senhoras e para aquecer os colos. O Rei Carlos II gostava tanto dos seus spaniels que não se conseguia separar deles. Em 1800, o exemplar com o focinho achatado assumiu uma maior popularidade e o spaniel original foi quase extinto. Apenas o Duque de Marlborough manteve uma linhagem viva, reproduzindo-os no castelo de Blenheim.
Comportamento
Apesar de ser a raça mais pequena, estes cães são ativos, companheiros divertidos e sentem grande prazer em estar com os seus donos em casa. São frequentemente muito ligados aos seus donos, apreciam todos os confortos caseiros e podem ser bons pequenos cães de guarda, mas ainda assim necessitam de exercício regular fora de casa para permanecerem em forma, dinâmicos e saudáveis. Muitos destacam-se no treino e normalmente adoram brincar.