Chow-Chow
Personalidade
O Chow Chow é um cão independente, desconfiado e pode ser obstinado. São cães pacíficos e meigos, no entanto poderão alterar o seu comportamento em situações de perigo. Têm um aspeto de urso peludo e fofinho. Os criadores melhoraram o seu temperamento nos anos mais recentes e presume-se que o mau humor dos Chow Chows deve-se a uma falta de treino e de socialização apropriada em idade precoce. Evite comportamentos inadequados, introduzindo-os precocemente a crianças, gatos e outros animais de estimação domésticos.
História e Origem
A origem da raça de cão Chow Chow é um verdadeiro mistério, mas provavelmente são oriundos da Mongólia e da Manchúria, onde a sua carne era considerada uma iguaria e o seu pelo era utilizado para vestuário. Mais tarde foram introduzidos na China. Ao longo dos séculos, esta raça foi usada como guardiã de templos contra as hordas de espíritos malévolos. O Chow Chow foi também utilizado como cão de caça pela aristocracia, como cão de guarda contra intrusos, como puxadores de trenós e de carroças e como cães de vigia. Crê-se que as raças de tipo Spitz descendem do Chow Chow.
Comportamento
Apesar de ser a raça mais pequena, estes cães são ativos, companheiros divertidos e sentem grande prazer em estar com os seus donos em casa. São frequentemente muito ligados aos seus donos, apreciam todos os confortos caseiros e podem ser bons pequenos cães de guarda, mas ainda assim necessitam de exercício regular fora de casa para permanecerem em forma, dinâmicos e saudáveis. Muitos destacam-se no treino e normalmente adoram brincar